segunda-feira, 5 de maio de 2008

Os Conselhos do Fracassado

Dizem que nós sabemos ensinar melhor aquilo que mais precisamos aprender. Os nossos fracassos nos humilham e, quando não somos indiferentes a isto, aprendemos coisas importantes. Nem sempre essas lições que extraímos são suficientes para nos fazer reagir e mudar de atitude, acertando. Isto acontece porque o fracasso pode acabar com as nossas forças, então ficamos imobilizados e deprimidos. Mas nada disto nos deixa incapazes de mostrar o caminho do êxito para o outro.
Nós que, fracassados, sofremos tanto sem saber como mudar o nosso quadro ficamos naturalmente treinados contra a dor que experimentamos, visto que instintivamente somos conduzidos pelo estresse e pela ansiedade a descobrir atalhos que nos conduzam à águas menos intranquilas. No entanto, nem sempre as vias que encontramos nos servem, pois geralmente a nossa situação de fracasso é agravada pela depressão que a envolve e não somos capazes de transformar a nossa condição, ao contrário, a vemos piorar e acabamos sofrendo mais; porém aprendendo a ponto de saber, ainda que frustrados, ensinar ao outro os segredos do sucesso (malditos os chichês).
O problema maior está na credibilidade do fracassado. Nem sempre as pessoas compreendem a propriedade que ele possui para ensinar, e questionam: "Se ele sabe tanto, por que não deu certo com ele?" e, assim, acabam indiferentes aos grandes ensinamentos que um fracassado pode transmitir, porque não entendem que foram exatamente as pressões do fracasso que o tornaram um apto conselheiro.
Termino com a frase do começo: "Nós melhor ensinamos o que mais precisamos aprender".

Nenhum comentário: