quinta-feira, 1 de maio de 2008

O Êxtase Musical

A linguagem tem o poder de tranformar a realidade. A comunicação humana é o maior exemplo deste poder, porque através do uso das palavras as pessoas podem compreender umas as outras e, conforme esta compreensão, reorientar a sua forma de interagir com o ambiente.
A música é uma linguagem. Ela é capaz de reinventar a realidade, de acordo com as informações musicais transmitidas pelas suas melodias, harmonias e ritmos. As pessoas mais afins com a linguagem musical são capazes de alcançar um êxtase indescritível, pois a música é a linguagem dos sentimentos.
Mas nem todos podem experimentar o gozo musical. Há, por exemplo, uma deficiência mental rara, conhecida como amusia, que impede os seus portadores de compreender uma música, pois não conseguem discernir as consonâncias e dissonâncias presentes nas harmonias, acompanhar o tempo dos ritmos, nem têm senso estético musical para perceber a beleza das melodias. Para essas pessoas o mundo dos sons é somente um emaranhado de timbres sem nenhum significado emocional.
Por que nós fomos criados capazes de interpretar a linguagem dos sons?
Existem muitos mistérios envolvendo a temática da linguagem musical, trata-se de um assunto ainda pouco aprofundado pelos estudiosos e, muito menos, esgotado. Existe muito a ser pesquisado neste campo, mas sobre algo já não se permite dúvida: A Música é uma arte sublime, inefável!

Nenhum comentário: